Se você está em busca de saber como abrir uma franquia, comece tendo em mente que esse modelo de negócio é altamente promissor.
Para se ter uma ideia, o mercado brasileiro de franquias movimentou cerca de R$ 240,6 bilhões em 2023; e a projeção para 2024 é de crescimento superior a 10%, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Ainda segundo a ABF, o segmento de franchising nacional bateu recordes de geração de emprego. Nele, foram gerados mais de 1,7 milhão de postos de trabalho em 2023, o que representa uma crescente de 7,1% na comparação com 2022.
Vamos refletir com profundidade sobre esse tema?
Continue lendo para ver:
Uma franquia é um modelo de negócios em que o proprietário de uma empresa (o franqueador) concede alguns direitos a um empresário (o franqueado).
Nessa parceria, o franqueado paga uma taxa ao franqueador para usar a marca e/ou o sistema do franqueador para vender produtos ou serviços por um tempo determinado em contrato.
Na maioria dos acordos, os franqueados podem usufruir do conhecimento existente, e precisam sempre seguir os padrões do empreendimento franqueador.
Alguns exemplos de empresas franqueadoras mundialmente conhecidas incluem Subway, McDonald’s, Pizza Hut e Burger King.
É interessante saber também que a palavra “franquia” vem do verbo francês franchir, que significa “libertar”, e de franc, que significa “livre”.
No detalhe, trata-se de um método de distribuição de produtos ou serviços que envolve:
O contrato que vincula as duas partes é a “franquia”. Contudo, esse termo se refere mais comumente ao negócio real que o franqueado opera. Já a prática de criação e distribuição da marca e do sistema de franquia é mais frequentemente chamada de franchising.
O mercado brasileiro de franchising mostra uma trajetória de crescimento e adaptação nos últimos anos. Ele se destaca pela diversidade de segmentos e pela capacidade de se adaptar às novas demandas dos consumidores.
Com a economia se estabilizando, espera-se que o setor continue a crescer, impulsionado por inovações e pela entrada de novas marcas, nacionais e internacionais.
Inclusive, modificações nos marcos regulatórios sinalizam ventos favoráveis. Por exemplo, recentemente foram eliminados requisitos onerosos e atrasos nas transações de franchising transfronteiriças.
A partir de janeiro de 2024, a Lei 14.596/2023 retirou a necessidade de registro de contratos de franquia internacionais com o INPI.
Dessa forma, os franqueados brasileiros reduzem pagamentos aos franqueadores como despesas comerciais para fins de imposto de renda corporativo (IRPF) local.
Isso sem as formalidades anteriores, que incluíam a comprovação de propriedade de marcas registradas no país e a notarização e legalização/apostilamento de assinaturas de partes estrangeiras.
As chamadas “franquias baratas”, que permitem empreender com investimentos mais acessíveis, também vêm ganhando espaço.
Elas, aliás, registraram aumento de 11,4% no faturamento apenas no terceiro trimestre de 2023, alcançando R$ 62,676 bilhões, de acordo com a ABF.
Quanto às tendências para o franchising brasileiro em 2024 e além, elas incluem a expansão de franquias em segmentos como alimentação, saúde, beleza e bem-estar, educação, e serviços em geral.
Essas perspectivas estão intimamente ligadas à digitalização dos negócios e ao uso de tecnologias para melhorar a experiência do cliente e otimizar operações.
Além disso, a sustentabilidade e as práticas socialmente responsáveis estão permeando a pujança desse ecossistema — respondendo aos anseios de consumidores e investidores.
Entender como abrir uma franquia pode ser um excelente negócio. Confira, a seguir, um detalhamento das principais razões para fazer isso.
O modelo de franquia permite ao franqueador expandir sua base de atuação com mais rapidez do que seria possível com recursos próprios.
Por meio de franqueados, abre-se novos pontos comerciais em diferentes locais, aumentando a presença da marca sem a necessidade de grandes investimentos diretos.
A expansão com franquias dá ao franqueador acesso a parceiros interessados no sucesso da marca.
Ao investirem seu próprio capital, os franqueados trabalham arduamente para garantir a eficácia da operação e a satisfação do cliente.
Ao abrir franquias, o empreendimento também vê seu nome se fortalecendo no mercado.
Cada nova unidade franqueada aumenta a visibilidade da marca, reforçando sua presença e atraindo ainda mais clientes para o negócio.
Franquias minimizam os riscos associados à expansão do negócio.
Isso porque os franqueados assumem grande parte dos custos e responsabilidades operacionais. Logo, o franqueador poderá crescer sua rede com um investimento inicial baixo e com menos probabilidade de perdas financeiras.
O sistema de franquia atrai empreendedores interessados em operar sob um nome conhecido, garantindo uma base de clientes desde o início da operação da nova unidade.
Também a diversificação do fluxo de receita é um ganho significativo para o franqueador.
Nela estão inclusas taxas de franquia, royalties sobre o faturamento e, em muitos casos, vendas de produtos ou serviços aos franqueados.
Franqueados locais podem trazer inovações e adaptações que beneficiam toda a rede. Eles têm proximidade com os clientes e estão aptos a responder rapidamente às mudanças no mercado local.
Inclusive, podem fornecer insights valiosos para o franqueador — sobre novos produtos, serviços ou estratégias de Marketing, e assim por diante.
O modelo de franquia garante ao franqueador o poder de estabelecer padrões de operação, assegurando a qualidade e a consistência em toda a rede.
Por meio de programas de treinamento e suporte contínuo, é possível fazer com que os franqueados operem de acordo com as diretrizes da marca, mantendo a reputação e a integridade do negócio.
Observe, a seguir, os principais tipos de franquias que você pode praticar. E, dentre eles, verifique quais são mais adequados para a sua estratégia de expansão.
É ideal para franqueadores que buscam uma expansão controlada de sua marca.
Neste modelo, o franqueado tem permissão de operar um único ponto comercial. Ele tem caráter de exclusividade, e põe sobre as mãos do franqueador a determinação de onde colocar a loja — proporciona foco e controle gerenciável para ambos os lados.
É aplicável a negócios independentes já existentes, que são transformados em franquias da marca.
Este é um caminho eficaz para franqueadores que desejam acelerar seu market share. Isso porque eles aproveitam a infraestrutura e a clientela já existentes.
É recomendado a franqueadores que buscam abrir várias unidades de negócio em um curto espaço de tempo.
Neste formato, obtém-se o crescimento da marca em larga escala e com garantia de comprometimento dos franqueados.
Ele exige um investimento inicial maior, mas oferece um potencial de lucro ampliado, atraindo investidores com maior capacidade financeira e visão de longo prazo.
É caracterizada pelo baixo custo de investimento, sendo uma opção ideal para franqueadores cuja estratégia é trabalhar alternativas acessíveis de entrada no mercado.
Normalmente este modelo atrai empreendedores com menor capacidade de investimento e em busca de operações simples e com potencial de rápida escala.
É a abordagem que permite ao franqueado operar o negócio a partir de casa, minimizando os custos operacionais.
Este modelo é adequado para serviços que não requerem um ponto comercial físico, como consultorias e serviços educacionais. Ele tem crescido com a ascensão do trabalho remoto/home office.
Concede ao mestre-franqueado o direito de subfranquear em uma região específica, sendo ideal para franqueadores interessados em expandir sua marca em novas regiões ou países.
É um modelo que exige parceiros com significativo poder de investimento e gestão, capaz de desenvolver a marca na localidade designada.
Similar à franquia master, este formato foca no desenvolvimento de uma área geográfica específica, com o franqueado se comprometendo a abrir um número determinado de unidades em um período estipulado.
Combina elementos das franquias unitária e de múltiplas unidades, oferecendo uma estratégia de crescimento escalável para o franqueador e oportunidades de expansão para o franqueado.
Vejamos agora como abrir uma franquia tendo a inteligência geográfica como apoio. Ela, em síntese, une conteúdo e métodos geográficos por meio de análises espaciais, técnicas e ferramentas tecnológicas.
Dessa forma, possibilita estruturar a estratégia de expansão avaliando com precisão os melhores locais para abrir pontos comerciais; além de auxiliar a conhecer o público-alvo, entre outras frentes, que detalhamos a seguir.
A presença da concorrência pode indicar um mercado saudável, mas é importante garantir que haja demanda suficiente para disputar espaço.
Por isso, ao estudar a abertura de franquias, faça cruzamentos de dados geográficos que ajudem a identificar concorrentes diretos e indiretos, analisando suas forças e fraquezas.
Utilize dados de inteligência geográfica para localizar áreas com alto tráfego.
Isso considerando fatores como proximidade a centros comerciais, escolas, escritórios e outras atrações que garantam uma circulação regular de pessoas.
Analise o perfil demográfico e socioeconômico das áreas que você está estudando para abertura de franquias – incluindo idade, renda, hábitos de consumo e preferências.
Use um bom sistema de inteligência geográfica para determinar se os produtos ou serviços oferecidos pela possível franquia atendem às necessidades e desejos da população local.
Da mesma forma, utilize esse tipo de ferramenta para segmentar o mercado e detectar nichos de oportunidade.
A inteligência geográfica também será útil para seu time encarregado de estudar a viabilidade do investimento em expansão via franquias.
Estime os custos iniciais, incluindo:
Com inteligência geográfica, você também poderá prever receitas com base no potencial de consumo da área, bem como na performance de unidades similares em regiões comparáveis.
Explore dados geográficos para monitorar tendências de mercado, mudanças no perfil do consumidor e atividades da concorrência.
Isso vai te ajudar a adaptar estratégias de Marketing, expandir ou modificar a linha de produtos e serviços e fazer melhorias no ponto comercial conforme necessário – tanto para atender às expectativas dos potenciais franqueados quanto dos consumidores finais, elevando sua competitividade mercadológica.
Abrir uma franquia com inteligência geográfica é aproveitar análises detalhadas do mercado, concorrência e demanda para maximizar as chances de sucesso.
Ao escolher o local ideal com base no fluxo de pessoas e na análise da concorrência, realizar uma pesquisa de mercado para avaliar a demanda, planejar cuidadosamente os investimentos e estar sempre atento a atualizações e melhorias contínuas, os franqueadores conseguem se posicionar de maneira vantajosa no mercado.
Este método fortalece a marca ao mesmo tempo em que minimiza riscos e capitaliza sobre a inovação local, garantindo uma operação eficaz e lucrativa.
Em suma, a inteligência geográfica emerge como um componente estratégico diferenciado no planejamento e na execução de uma estratégia de expansão via franquias.
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