Publicado em 17/10/2023

Os 4 Ps do marketing: quais são e como aplicar

Os 4 Ps do marketing: quais são e como aplicar

Geofusion Hannah Schroer
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4 Ps do marketing

Você certamente já ouviu falar sobre os 4 Ps do marketing. Eles são fundamentais para a saúde de qualquer negócio, inclusive para uma rede em fase de expansão.

Colocando esses pilares em prática desde o início de uma operação no varejo, você terá um maior retorno dos investimentos, além de adquirir mais agilidade no processo de expansão.

Os quatro elementos centrais do marketing vão te ajudar em dois momentos:

  • na expansão, para conhecer quais são as regiões com forte presença do seu público-alvo e abrir novas unidades com rentabilidade e rapidez;
  • na operação, ao entender qual é o mix de produtos/serviços ideal e a precificação correta para cada ponto, de acordo com o perfil do público-alvo que você deseja atingir.

Você deve analisar os 4 Ps por grau de relevância, pois, num primeiro momento da estratégia de expansão, praça e produto são mais valiosos.

Porém, na hora de consolidar a loja para garantir que ela tenha uma boa performance, preço e promoção são cruciais. Por isso, merecem mais atenção.

Mas como entender o mix de marketing no contexto da expansão de negócios? Como colocá-lo em prática e equilibrá-lo?

A resposta está no geomarketing. Essa metodologia vai te ajudar a definir muitas das características necessárias para encontrar a região ideal para a sua rede.

É disso que vamos falar neste texto. Continue lendo!

O que são os 4 Ps do marketing?

Os 4 Ps do marketing constituem um framework importante para gerenciar e analisar como o marketing é feito nas empresas. Permite entender como otimizar os resultados e como garantir consistência nas ações, com visão de todos os pontos importantes.

Para saber como usar, é necessário saber o que significa os 4 Ps do marketing e também entender quem criou os 4 Ps do marketing.

A criação é creditada a Neil Borden. Contudo, Jerome McCarthy e Philip Kotler também ficaram conhecidos por melhorar o conceito.

É uma metodologia de auto análise para reforçar o conhecimento da empresa sobre seus próprios pontos fortes e fracos. Dessa forma, permite traçar planos de ação e estratégias que auxiliam a otimizar os resultados.

De onde surgiu esse conceito?

O conceito dos 4 Ps do marketing, também conhecido como o mix de marketing, foi desenvolvido por E. Jerome McCarthy em 1960. Ele é um dos modelos mais clássicos e fundamentais no campo do marketing.

Os 4 Ps representam os quatro elementos essenciais que as empresas precisam considerar ao criar e implementar estratégias de marketing.

Qual a importância dos 4 Ps do marketing para as empresas? 

Os 4 Ps do marketing jogam luz sobre vários fatores importantes para a empresa.

Com essa análise, a companhia consegue entender e definir bem o seu posicionamento. É viável entender melhor como se apresentar aos clientes, em quais canais atuar e como se destacar diante da concorrência com uma oferta única e especial.

Para saber como acertar e definir elementos de branding, como tom de voz, apresentação e muito mais, os Ps do marketing cumprem uma função importante. Com esses elementos bem definidos, a empresa se define, com uma identidade coesa e bem estruturada.

Observar os 4 Ps do marketing também é importante para a integração entre as estratégias. Ao ter em mente uma boa análise de praça, preço, produto e promoção, a empresa consolida sua estratégia de comunicação.

Ou seja, é possível entender melhor como a gestão de produto e o branding estão aliados com a comunicação, por exemplo. Dessa forma, tudo pode permanecer alinhado, de acordo com o que a empresa deseja.

Definir os 4 Ps do marketing quando a empresa está começando é imprescindível. Afinal, esta é uma análise crucial para tomar as primeiras decisões. Ajuda na questão do diagnóstico e no autoconhecimento, por exemplo.

Contudo, também vale reforçar a necessidade de compreender e estruturar esses pontos quando a empresa já está operante. Nesse caso, reavaliar os pontos pode ser uma ótima tática antes de uma ação de expansão, por exemplo.

Detalhando quais são os 4 Ps do marketing 

Depois de entender o que são os 4 Ps do marketing, de onde surgiu este conceito e qual é sua importância, vamos detalhar o que significam, de fato, cada um dos Ps. Confira:

Praça: onde será oferecido?

O P de praça é, com certeza, o carro-chefe de toda estratégia de expansão. Afinal, ele se refere ao local onde serão instalados os pontos de venda dos produtos, e fazer essa escolha de forma estratégica é o grande desafio dos profissionais da área.

E como você deve saber, nem todo lugar do Brasil tem potencial para sustentar a abertura de novas lojas.

Alguns negócios têm como estratégia de expansão estar presentes em municípios com, no mínimo, 100 mil habitantes, pois enxergam que essas regiões têm grande potencial de mercado.

Por outro lado, municípios menores, com cerca de 80 mil habitantes, também atraem a população de cidades vizinhas por serem desenvolvidos e, também, estarem, muitas vezes, mais próximos do que as grandes cidades.

Então, é necessário avaliar caso a caso e descobrir qual a melhor estratégia de atuação de acordo com os objetivos da sua empresa.

Conforme você verá a seguir, definir a praça ideal para instalação de uma nova unidade passa pela análise das características do público daquela região, do seu potencial de consumo, entre outros.

Preço: quanto vai custar?

Em seguida, temos o P de preço. A precificação de um produto ou serviço depende de inúmeros fatores: logística, fabricante, quantidade de material, impostos, valor agregado… A lista é enorme.

Mas, se você deseja atingir pessoas de classes mais baixas, o preço tem de ser um atrativo. Ele precisa estar dentro do valor médio pago pelas pessoas naquela região.

O oposto também é válido. Pessoas de classes mais altas tendem a valorizar mais as marcas e a qualidade do que é oferecido.

Com o geomarketing, você consegue identificar qual é a renda média e a classe social predominante em torno de cada um dos novos pontos da sua rede, para a precificação do produto ou serviço oferecido.

Portanto, a recomendação é unir esse fator a todos os outros no momento da precificação.

Conforme vimos acima, uma expansão embasada em dados tem muito mais chances de dar certo. Por isso, o geomarketing é o seu parceiro ideal. Com ele, é possível analisar e decidir as melhores estratégias a serem aplicadas em cada um dos 4 Ps do marketing.

A metodologia certa, aliada à melhor tecnologia, trará as informações fundamentais para embasar o processo de decisão sobre a abertura de novas unidades.

Também aumentarão as chances de as novas lojas operarem com sucesso, contribuindo para o alcance dos melhores resultados para a sua rede.

Produto: o que você está oferecendo? 

Agora vamos falar do P de produto. É muito comum que a oferta de produtos de uma rede de varejo varie conforme o bairro de instalação de cada unidade.

Isso porque essa oferta deve ser adequada às características do público daquela região, como renda familiar, faixa etária, entre outras.

Por isso, nesta etapa, usaremos o geomarketing para adequar os produtos ou os serviços oferecidos à população.

Por exemplo, será que vale a pena abrir uma loja com serviço delivery? Existirá demanda? Essas são dúvidas que o geomarketing ajuda a solucionar.

Com ele, é possível visualizar um desenho da potencial área de entrega e, com o delivery já instalado, mapear os pedidos para ter uma representação visual que possibilite compreender vazios de entrega em áreas com potencial elevado.

Outra informação que pode ser obtida com inteligência geográfica é a renda do público. Se o seu público-alvo são as pessoas das classes B e C, alguns locais escolhidos para expansão podem ter predominância da classe mais alta ou da mais baixa.

Em outras palavras, cada ponto deve ser personalizado de acordo com o perfil, a renda e quanto as pessoas dessa classe estão dispostas a gastar com o que você oferece.

Muitas vezes, as redes têm essa percepção algum tempo depois de inaugurar o ponto. Mas, ao usar o geomarketing, percebem que número baixo de vendas está atrelado a não adequação ao perfil da região.

Nesse caso, antes de pensar em realocar ou até fechar o estabelecimento, uma alternativa é alterar o mix de produtos e adequar a loja para atrair o consumidor.

Nova call to action

Promoção: como será divulgado?

É chegada a hora de atrair as pessoas para o seu novo ponto. Sim, promover uma unidade é tão importante quanto inaugurá-la. É aí que entra o P de promoção.

Qual a maneira mais eficaz de divulgação? Propaganda em redes sociais ou mídia out of home? Ou talvez a distribuição de flyers? Ao criar a sua estratégia de divulgação, você pode usar uma ferramenta de geomarketing para responder essas questões.

Você poderá, a partir da análise dos dias, horários e locais de maior fluxo de pessoas, compreender qual o estilo de vida dos moradores daquela região.

Ou seja, poderá entender quem é e onde está o seu público-alvo, para, então, definir as ações promocionais que dialogarão melhor com ele.

Também é possível calcular a distância máxima que o seu cliente está disposto a percorrer para ir até o seu estabelecimento e investir em ações de divulgação dentro desse perímetro.

Outra possibilidade é utilizar os dados de fluxo de pessoas (shopping centers, metrôs, etc.) analisados na abertura das lojas e direcionar suas campanhas de divulgação para mídia exterior nessas regiões.

Você pode, inclusive, saber quantas pessoas, em média, passarão pelo ponto e visualizarão a sua comunicação. Isso não só ajuda a definir as melhores estratégias como possibilita o monitoramento dos resultados e a comprovação da eficácia da sua estratégia.

Afinal, a preocupação com o retorno dos investimentos em marketing é uma realidade para os profissionais da área.

Como implantar os 4 Ps do marketing para expandir o seu negócio?

Agora que você já sabe quais são os 4 Ps do marketing, de onde surgiu esse conceito e sua importância, vamos te dar algumas dicas de como implantar os 4 Ps do marketing para expandir o seu negócio.

Confira:

Defina o seu público-alvo

Antes de qualquer ação de marketing, é crucial definir com precisão quem é o seu público-alvo. Quem são as pessoas que têm mais probabilidade de se interessar pelo seu produto ou serviço? 

Para isso, você pode realizar pesquisas de mercado e analisar dados demográficos, comportamentais e psicográficos. Um software de geomarketing é excelente para esse fim.

Afinal, identificar o seu público-alvo permite direcionar seus esforços de marketing de forma mais eficaz, adaptando seus produtos e estratégias para atender às necessidades e preferências desse grupo específico. 

Isso economiza tempo e recursos, aumentando suas chances de sucesso.

Faça pesquisas de mercado

As pesquisas de mercado desempenham um papel crucial na compreensão do seu público-alvo e na avaliação da concorrência. Realizar estudos de mercado para coletar informações relevantes pode fazer parte de qualquer um dos 4 elementos do mix de marketing.

Afinal, esses dados ajudarão a moldar suas estratégias de marketing e a tomada de decisões informadas.

Além disso, ao pesquisar a concorrência, você pode identificar lacunas no mercado e oportunidades para diferenciar o seu produto ou serviço. Essa pesquisa contínua permitirá que você ajuste sua abordagem de marketing à medida que as circunstâncias mudam.

Monte um plano de marketing

Com uma compreensão sólida do seu público-alvo e informações de pesquisa de mercado, é hora de montar um plano de marketing. Seu plano deve incluir metas específicas, estratégias de marketing, táticas e um cronograma de execução.

Defina quais canais de marketing serão mais eficazes para alcançar seu público-alvo, seja através de mídias sociais, marketing de conteúdo, publicidade paga, e-mail marketing, entre outros. 

Defina as estratégias do composto de marketing

Também é crucial definir suas estratégias para os 4 Ps do marketing:

  • Produto: Certifique-se de que seu produto ou serviço atenda às necessidades do seu público-alvo. Desenvolva uma proposta de valor única que o diferencie da concorrência.
  • Preço: Defina preços competitivos que reflitam o valor que seu produto ou serviço oferece. Considere estratégias de preços, como descontos, pacotes e promoções.
  • Praça: Escolha os canais de distribuição mais apropriados para alcançar seu público. Isso pode envolver a venda direta, o uso de revendedores, a presença em lojas físicas ou a venda online.
  • Promoção: Crie estratégias de promoção para aumentar a conscientização sobre sua marca. Isso inclui publicidade, marketing de conteúdo, relações públicas e campanhas de marketing digital.

Estabeleça o posicionamento de mercado

Por fim, o posicionamento de mercado da sua empresa também é parte fundamental no seu plano de marketing. Afinal, ele determina como a sua marca é percebida pelos consumidores em relação à concorrência, criando uma imagem única e valiosa na mente dos clientes.

Para fazer isso, primeiro você deve identificar seus principais concorrentes e compreender como eles se posicionam. Em seguida, precisa definir a proposta de valor única do seu produto ou serviço, destacando o benefício exclusivo que oferece aos clientes. 

Escolha a estratégia de posicionamento que melhor se alinha com as características do seu negócio, seja liderança em custos, diferenciação, qualidade ou foco em nichos. 

Certifique-se de que todas as mensagens de marketing comuniquem consistentemente o seu posicionamento para reforçar a imagem da marca.

Lembre-se também que o mercado, as preferências dos consumidores e as tendências estão em constante evolução. Portanto, avalie regularmente o seu posicionamento e o ajuste conforme necessário.

Como o geomarketing pode ajudar sua empresa a definir a praça ideal?

Agora, vamos entender como o geomarketing auxilia na definição da praça e no ajuste dos 4 Ps do marketing.

Faixa etária x renda média

O geomarketing vai fazer você entender a faixa etária e a renda média dos moradores de uma localidade. E esses dados, se cruzados, podem apontar caminhos a serem seguidos ou não. Isso porque nem sempre a renda está com o público que desejamos atingir.

Por exemplo: uma rede de brinquedos procura um bairro com uma renda média específica e utiliza o geomarketing para descobrir quantos domicílios em uma região possuem essa renda.

Ainda, a ferramenta de geomarketing faz um levantamento de quantos moradores desses domicílios possuem a faixa etária definida para público-alvo.

Ao cruzar esses dados a rede descobre que nem todos os bairros que possuem renda média contém o número mínimo de moradores com faixa etária ideal. Com esse resultado, a escolha do local fica muito mais assertiva.

Veja um exemplo dessa análise utilizando um software de geomarketing:

Cruzamento de faixa etária (0 a 4 anos e 5 a 14 anos) e faixa de renda B1 (R$ 8.058,00 a R$ 16.094) em Salvador – BA, por setores censitários, onde as áreas em verde possuem maior presença do público e as em vermelho, menor

Potencial de consumo

Para escolher a praça dentro de uma estratégia de expansão, você deve considerar o potencial de consumo de uma região, seja uma cidade, um bairro ou até mesmo um quarteirão.

Em outras palavras, você precisa saber o quanto as famílias do local estão dispostas a gastar com a sua categoria de produtos ou serviços, como remédios, alimentação fora de casa, escola, lazer, etc., por ano.

Você consegue obter esses dados por meio de uma ferramenta de geomarketing.

Dessa forma, você terá mais um dado referente à praça, para tomar a decisão de abertura de uma nova unidade. Afinal, será possível avaliar o potencial de retorno do investimento feito, fornecendo mais segurança para o processo decisório.

Veja um exemplo dessa análise abaixo:

Os 4 Ps do marketing: entenda o potencial de consumo
Potencial de consumo para artigos de limpeza em Natal – RN, por setores censitários

Circulação de trabalhadores

Alguns bairros têm características mais residenciais e a instalação de um ponto de venda ali pode mostrar-se positiva devido à pouca concorrência.

Por outro lado, escolher um bairro comercial também tem suas vantagens, já que apresenta uma alta circulação de trabalhadores.

Pense bem: a maioria das pessoas se desloca para trabalhar, seja até um bairro próximo, cidade vizinha ou região central. Ou seja, caso precisem comprar algum medicamento, por exemplo, provavelmente farão isso na região de trabalho, e não onde moram.

Quem nunca aproveitou para passar na farmácia na hora do almoço em vez de esperar chegar em casa? Afinal de contas, é mais prático, não é?

É claro que essa análise deverá ser cruzada com a análise de outro P: o de produto. É preciso levar em conta o seu tipo de produto, para entender o comportamento de compra do consumidor.

Produtos de conveniência e redes de varejo costumam beneficiar-se da instalação em bairros comerciais.

Para identificar onde estão esses trabalhadores, você pode usar uma ferramenta de geomarketing, como o OnMaps, e descobrir a densidade da população economicamente ativa durante o dia (PEA Dia), ou seja, os trabalhadores formais e informais e a população residente inativa.

Para entender mais sobre o que é o PEA Dia, confira neste artigo. 

Veja abaixo um exemplo dessa análise:

4 Ps do marketing: entendendo o PEA Dia
Densidade de PEA Dia em João Pessoa – PB, por setores censitários

Presença da concorrência 

Estar próximo do concorrente nem sempre é um mau negócio. Em alguns segmentos, é muito comum ter concorrentes diretos como vizinhos, como no caso de redes de farmácia.

Existem empresas que optam por essa estratégia para aproveitar o público da região que foi criado pelo concorrente.

Nesses casos, o segredo é adicionar à fórmula os outros Ps do marketing para atrair o cliente: preço e promoção. Ou seja, criar diferenciais que atrairão o público para entrar na sua loja, e não na do lado.

Um preço adequado ao perfil da região, ações promocionais atrativas, bom atendimento e programas de fidelidade são apenas algumas das ferramentas que a empresa pode usar para conquistar a preferência dos clientes.

Mas elas são secundárias dentro da estratégia de expansão. Ou seja, o primeiro passo deve ser avaliar se é realmente vantajoso estar próximo da concorrência para o contexto do seu negócio.

De qualquer forma, independentemente de estar perto ou longe, poder monitorar a concorrência e estudar o posicionamento dela no mercado é sempre necessário quando for expandir.

Com um software de geomarketing, como o do exemplo a seguir, você consegue identificar onde estão localizados seus concorrentes diretos e indiretos e pode escolher se expandirá perto ou não.

No mapa abaixo você vê uma escola de ensino básico identificada pelo ponto vermelho, rodeada por concorrentes em estrelas:

Escolas públicas (estrelas verdes) e privadas (estrelas roxas) em Aracaju – SE

Evoluções dos 4Ps do Marketing 

Como você viu, os 4 Ps do marketing funcionam para diferentes segmentos. No entanto, o modelo deixa algumas lacunas por não se encaixarem em determinadas situações, como empresas de serviços ou indústrias B2B

Por isso, novas propostas de variáveis que alteram os 4 PS vêm surgindo, propondo outra abordagem.

Veja algumas delas a seguir:

7 Ps

Os 7 Ps do marketing expandem o conceito dos tradicionais 4 Ps para incluir três elementos adicionais que são cruciais em muitos contextos de marketing contemporâneo.

A adição desses três Ps ajuda as empresas a criar estratégias de marketing mais abrangentes e eficazes. Além de Produto, Preço, Praça e Promoção, os três novos Ps são:

  • Pessoas: Refere-se a uma dimensão humana, já que colaboradores, consumidores, parceiros, gestores e diversas outras pessoas fazem parte de toda a jornada.
  • Processos: Os processos englobam toda a estrutura, planejamento e tomada de decisões, fundamentais para a estratégia de marketing da empresa.
  • Prova Física (Evidência Física): A physycal evidence (traduzida como provas físicas ou evidências físicas) representa os atributos e bens tangíveis que contribuem para a experiência do cliente.

8 Ps

Já na proposta dos 8 Ps, seguimos com os 4 Ps tradicionais e adicionamos outros 4. Veja abaixo:

  • Pessoas: Da mesma forma que nos 7 Ps, o P de pessoas se refere ao público-alvo, colaboradores, consumidores e demais pessoas que fazem parte da jornada.
  • Processos: Os processos são todos os fluxos de trabalho utilizados pela empresa, como procedimento, operações e metodologias.
  • Posicionamento: Este P diz respeito a observar o ambiente onde o produto é vendido ou o serviço é prestado, de forma a definir o melhor posicionamento estratégico da empresa.
  • Performance: O quanto sua empresa está conquistando sucesso no mercado? Este pilar observa a produtividade e a qualidade dos serviços, produtos, processos, etc.

4 Cs

Os 4 Cs são uma abordagem diferente dos 4 Ps, a partir da visão do consumidor. A ideia é que os 4 Ps enxergam o mercado a partir da visão da empresa, enquanto a abordagem dos 4 Cs acredita que o que deve orientar as estratégias é a experiência do cliente.

Assim, este modelo não substitui os 4 Ps, mas complementa as estratégias. O framework fica da seguinte forma:

  • Consciência (necessidades e desejos do cliente): Em vez de “Produto”, o foco está no cliente e em suas necessidades e desejos. O marketing começa com a compreensão profunda do cliente, seus problemas, desafios e expectativas.
  • Custo: Em vez de “Preço”, o foco está no custo para o cliente. Isso envolve não apenas o preço do produto ou serviço, mas também outros custos associados, como tempo, esforço e riscos. 
  • Conveniência: Em vez de “Praça”, o foco está na conveniência para o cliente. Isso inclui a acessibilidade, disponibilidade e a facilidade de compra do produto ou serviço. 
  • Comunicação: Em vez de “Promoção”, o foco está na comunicação eficaz com o cliente. Isso envolve a criação de mensagens claras e relevantes que atendam às necessidades do cliente e o alcance nos canais de comunicação adequados.

Conclusão

Como você viu neste texto, os 4 Ps do marketing são um modelo de framework que permite entender como a empresa se apresenta ao mercado, o que vende, como vende e como chega aos clientes. Ou seja, fornece respostas completas sobre quem é a marca e como ela opera.

Lembre-se de sempre reavaliar esses pontos para manter sua estratégia atualizada e relevante.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e tenha aprendido um pouco mais sobre os 4 Ps do marketing. Até a próxima!

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