Publicado em 24/08/2023

Ferramenta de prospecção de clientes: saiba as 5 maiores

Ferramenta de prospecção de clientes: saiba as 5 maiores

Geofusion Hannah Schroer
LinkedIn
Compartilhe:
Ferramenta de prospecção de clientes

Você já se perguntou como algumas empresas conseguem atrair novos clientes constantemente? A resposta muitas vezes está na utilização de uma ferramenta de prospecção de clientes.

A metodologia amplamente conhecida como outbound marketing já foi muito manual, mas isso mudou bastante conforme novas tecnologias e ferramentas foram surgindo.

Neste artigo, você vai entender o que é uma ferramenta de prospecção de clientes, saber as vantagens de utilizá-las e ver exemplos de ferramentas para aplicar às estratégias da sua empresa.

Confira:

Então siga lendo!

O que é uma ferramenta de prospecção de clientes?

Uma ferramenta de prospecção de clientes é uma solução tecnológica projetada para auxiliar as empresas a encontrar, atrair e converter potenciais clientes.

Utilizam uma variedade de técnicas e abordagens para identificar leads qualificados que têm maior probabilidade de se tornarem clientes pagantes.

Assim, simplificam e automatizam muitos aspectos do processo de prospecção, economizando tempo e recursos valiosos. O uso de uma ferramenta de prospecção de clientes aumenta a produtividade dos vendedores e melhora todo o processo.

Essas ferramentas podem ser plataformas CRM ou até mesmo planilhas, servindo a diferentes orçamentos e necessidades.

No entanto, quanto mais completa e automatizada for a ferramenta, maiores serão as chances de atingir o público certo e gerar melhores resultados.

Vantagens de utilizar uma ferramenta de prospecção de clientes

Utilizar uma ferramenta de prospecção de clientes garante diversas vantagens para sua empresa. Veja algumas delas:

Eficiência na identificação dos leads qualificados

Com a segmentação correta, as ferramentas de prospecção conseguem identificar quais são os leads com o perfil ideal para os seus produtos ou serviços. Assim, seu time de vendas pode focar nesses leads qualificados e maximizar as chances de conversão.

Automatização de tarefas repetitivas

O uso de uma ferramenta de prospecção de clientes ajuda a automatizar tarefas repetitivas, como envio de e-mails de follow-up e atualizações.

Essas são tarefas que podem facilmente ser feitas por um software, permitindo que seus vendedores se concentrem em interações mais relevantes, como ligações e reuniões.

Acompanhamento dos resultados

Da mesma forma que as tarefas podem ser automatizadas, uma ferramenta de prospecção de clientes também ajuda no acompanhamento dos resultados. É possível saber, por exemplo, se os leads responderam algum e-mail ou como se comportam e seus interesses.

Maior taxa de conversão

Com uma ferramenta de prospecção de clientes, você tem uma visão mais efetiva de quem é o lead mais propenso a converter. Dessa forma, consegue direcionar seus esforços para esses possíveis clientes e, assim, as taxas de conversão tendem a aumentar.

Tipos de ferramentas de prospecção de clientes

Existem diferentes tipos de ferramentas de prospecção de clientes disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias características e funcionalidades.

Veja algumas delas:

Ferramentas de inteligência de mercado

Ferramentas de inteligência de mercado fornecem insights fundamentais sobre o mercado, os concorrentes e seu público-alvo. Isso ajuda a identificar leads com maior potencial de conversão.

Além disso, ferramentas que contam com dados geográficos ajudam sua empresa a identificar os melhores locais para prospecção de clientes, além de facilitar a segmentação de mercado, entender o comportamento do consumidor e localizar áreas com alta demanda pelos seus produtos ou serviços.

Nova call to action

Ferramentas de automação de marketing

Essas ferramentas permitem criar campanhas de marketing automatizadas, incluindo e-mails segmentados e personalizados, para atrair e nutrir leads ao longo do funil de vendas.

Ferramentas de CRM

Os sistemas de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) ajudam a armazenar informações detalhadas sobre leads e clientes e acompanhar interações passadas e o progresso das negociações.

Plataformas de mídias sociais

Essas ferramentas permitem monitorar e interagir com o público em plataformas de mídias sociais, identificando oportunidades de engajamento e prospecção.

5 principais ferramentas de prospecção de clientes

Agora que você já sabe o que é uma ferramenta de prospecção de clientes, suas vantagens e alguns tipos, vamos te mostrar as 5 principais ferramentas do mercado:

1. OnMaps, da Geofusion

O OnMaps é o software de geomarketing líder no mercado. Com essa ferramenta, é possível localizar onde os seus clientes em potencial estão. Do macro ao micro, é possível fazer análises geoespaciais em todo o território nacional e ir no detalhe de quarteirão para fazer a prospecção.

Assim, com características demográficas e dados de fontes públicas e privadas, sua empresa pode analisar a fundo o mercado em que atua e tomar decisões embasadas e inteligentes.

Quer saber mais sobre nossa ferramenta de geomarketing? Clique no banner abaixo para conhecer:

Nova call to action

2. Zendesk Sell

O Zendesk Sell é um CRM de vendas para gerenciar seus leads, contratos e informações da conta. Além disso, você pode integrar essa ferramenta de prospecção de clientes ao Zendesk Support para trocar dados e informações importantes com outros membros da sua equipe.

A ferramenta também gera relatórios intuitivos para analisar a progressão de leads, permitindo identificar gargalos que possam estar dificultando a conversão.

3. LinkedIn Sales Navigator

O LinkedIn é consolidado no mercado como a maior rede profissional do mundo. Assim, não podemos deixá-lo de fora da nossa lista.

Ao usar essa ferramenta, você descobre informações ricas sobre seus prospects, como área de atuação, tamanho das empresas e também como elas se comportam e interagem com seus clientes.

Assim, pode procurar pelos leads que se encaixam no perfil do seu cliente ideal e ainda integrar essas buscas ao seu CRM.

Com uma feature de pesquisa de leads e empresas, você consegue integrar essas buscas ao seu CRM.

4. Ramper

O Ramper, software com informações sobre diversas marcas, automatiza a prospecção B2B, simplificando a busca por leads qualificados.

Com ela, você encontra empresas que se encaixam no perfil de cliente ideal e automatiza o envio de e-mails personalizados, além de possibilitar o acompanhamento das interações com os leads.

5. Semrush

Embora o Semrush seja conhecido principalmente por suas ferramentas de SEO e marketing digital, ele também oferece recursos valiosos para a prospecção de clientes.

Com a ferramenta, é possível fazer análises de mercado, identificar concorrentes, encontrar oportunidades de palavras-chave e monitorar o desempenho online dos seus conteúdos e websites.

Dessa forma, o time comercial pode buscar por dados dos prospects e entender melhor sobre seu mercado e segmento.

Ferramenta de prospecção de clientes: conheça a Geofusion

Como você viu, o OnMaps é uma ferramenta de análise de mercado que auxilia fortemente na prospecção de clientes.

Além disso, a Geofusion, líder em inteligência geográfica há mais de 27 anos, agora trabalha de forma segmentada e indústrias de bens de consumo podem usufruir de todos os dados demográficos e de mercado do OnMaps de forma ainda mais específica para suas necessidades.

Com dados de todos os 5.570 municípios do país, o Indústria OnMaps vai facilitar a positivação de pontos de venda, auxiliar na distribuição, gestão comercial, localização de público-alvo e muito mais.

Então entre em contato com nossos especialistas e saiba como utilizar o software para potencializar suas vendas:

Nova call to action
Tags           
Geofusion Hannah Schroer
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

Jornada do aluno: como mapear com geomarketing

Joint business Plan (JBP): o que é e como aplicar em indústria e varejo

Formatação de franquias: Veja o passo a passo

Missão de compra: qual é a do seu público?