Location intelligence é uma metodologia capaz de coletar, enriquecer e analisar dados geoespaciais, gerando insights estratégicos para resolver diversos desafios de negócios.
Utilizando dados de GPS, dados transacionais, sociodemográficos e diversos outros, é possível criar análises geoespaciais profundas.
Então elas são exibidas em gráficos e mapas, possibilitando a visualização dos fatores que afetam o desempenho das empresas nas suas regiões de atuação.
Quer saber mais sobre a location intelligence e as vantagens de utilizá-la nas suas estratégias? Siga lendo este artigo!
A location intelligence, também conhecida como inteligência geográfica ou geomarketing, é uma metodologia que revela oportunidades de negócios na visão de mapas.
Para isso, considera a presença e a relação entre as empresas, população, dinâmicas de consumo, fornecedores e pontos de distribuição em um determinado território.
Essa técnica analisa dados de localização para melhorar a expansão e o faturamento dos negócios, assim como a distribuição de produtos, trazendo resultados precisos.
Essas soluções podem ser aplicadas em diversos setores, como alimentação fora do lar, ensino, varejo, indústria e farmácias.
Utilizando dados acurados e atualizados, é possível ter uma visão espacial tanto em escala micro, como o entorno de uma loja, quanto macro, como os hábitos de consumo da população brasileira.
Os benefícios da location intelligence incluem tomada de decisões mais informadas, otimização da cadeia de suprimentos, análise de concorrência e personalização de serviços.
Afinal, a metodologia permite ter um conhecimento mais aprofundado sobre o mercado e os locais de atuação, proporcionando uma visão mais ampla sobre o posicionamento da empresa e uma tomada de decisão mais consciente.
Agora que você já sabe o que é a location intelligence e sua importância, entenda os benefícios que essa metodologia pode trazer para as empresas:
A location intelligence fornece informações cruciais sobre os padrões de comportamento do consumidor, preferências de compras e demanda em regiões específicas. Além disso, com dados demográficos, é possível descobrir características importantes sobre seu público-alvo.
Com esses insights, sua empresa pode tomar decisões mais informadas e embasadas sobre expansão de lojas, abertura de novas filiais e desenvolvimento de diversas estratégias de marketing e negócios.
A location intelligence também desempenha um papel fundamental na definição de estratégias de distribuição.
A partir das informações sobre a localização de distribuidores, varejistas e centros de consumo, é possível otimizar sua cadeia de suprimentos, reduzindo custos e melhorando a disponibilidade dos produtos no mercado.
Analisar a concorrência é fundamental para entender se há espaço para uma nova empresa no mercado. Além disso, essa informação vai ajudar a criar uma estratégia de posicionamento da nova unidade.
A location intelligence é grande aliada na hora de avaliar a presença da concorrência nas diferentes regiões do Brasil, possibilitando entender o que está funcionando bem no mercado, quais são as oportunidades de diferenciação e os possíveis obstáculos.
É possível aliar a location intelligence a outras estratégias da sua empresa, como expansão, marketing, vendas e prospecção.
Assim, sua empresa consegue segmentar o público da forma correta, entender quem é o seu consumidor e identificar tendências e oportunidades em todos os locais onde sua empresa está presente.
Algumas formas de implementar a location intelligence às estratégias da sua empresa são:
Um dos maiores benefícios da location intelligence é uma segmentação de mercado mais específica e eficiente. Com informações geográficas, é possível saber a fundo quem é seu cliente, onde ele está, como se comporta, entre outros.
Ao aliar a metodologia de inteligência geográfica de mercado às suas estratégias de segmentação, sua empresa visualiza a segmentação em mapas, sabendo com dados precisos onde estão seus clientes e as características demográficas que os definem.
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Como você viu alguns parágrafos acima, a possibilidade de analisar a concorrência com precisão é um dos maiores benefícios da location intelligence.
Mas você também pode aliar o mapeamento da concorrência às suas estratégias de negócio. Com uma ferramenta de geomarketing, é possível localizar onde estão os seus concorrentes, no detalhe de quarteirão.
Com essas informações, sua empresa pode tomar decisões embasadas e expandir com maior eficiência e segurança.
Veja abaixo:
Sem dúvidas fazer um plano de expansão da sua empresa ou rede sem utilizar location intelligence é um tiro no escuro.
Isso porque, sem dados geolocalizados, você não consegue entender a região com profundidade, saber o perfil dos habitantes da área, quais concorrentes já estão presentes e o quanto a região possui demanda e potencial para os seus produtos.
Assim, utilize a location intelligence para facilitar suas análises de viabilidade, ganhar mais tempo e evitar gastos desnecessários com trabalho de campo e invista da forma correta, em locais com verdadeiro potencial para o crescimento dos negócios.
Como você viu, a location intelligence, também conhecida como geomarketing ou inteligência geográfica, é uma metodologia eficaz para incorporar nas estratégias da sua empresa.
Com as informações que você viu neste artigo, temos certeza que já aprendeu muito sobre a location intelligence, seus benefícios e como implementar às estratégias da sua empresa.
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