Publicado em 10/08/2023

Location intelligence: o que é, quais os benefícios e como usar

Location intelligence: o que é, quais os benefícios e como usar

Geofusion Hannah Schroer
LinkedIn
Compartilhe:
Location intelligence

Location intelligence é uma metodologia capaz de coletar, enriquecer e analisar dados geoespaciais, gerando insights estratégicos para resolver diversos desafios de negócios.

Utilizando dados de GPS, dados transacionais, sociodemográficos e diversos outros, é possível criar análises geoespaciais profundas. 

Então elas são exibidas em gráficos e mapas, possibilitando a visualização dos fatores que afetam o desempenho das empresas nas suas regiões de atuação.

Quer saber mais sobre a location intelligence e as vantagens de utilizá-la nas suas estratégias? Siga lendo este artigo!

O que é location intelligence?

A location intelligence, também conhecida como inteligência geográfica ou geomarketing, é uma metodologia que revela oportunidades de negócios na visão de mapas. 

Para isso, considera a presença e a relação entre as empresas, população, dinâmicas de consumo, fornecedores e pontos de distribuição em um determinado território.

Essa técnica analisa dados de localização para melhorar a expansão e o faturamento dos negócios, assim como a distribuição de produtos, trazendo resultados precisos.

Essas soluções podem ser aplicadas em diversos setores, como alimentação fora do lar, ensino, varejo, indústria e farmácias.

Utilizando dados acurados e atualizados, é possível ter uma visão espacial tanto em escala micro, como o entorno de uma loja, quanto macro, como os hábitos de consumo da população brasileira.

Nova call to action

Qual a importância da location intelligence?

Os benefícios da location intelligence incluem tomada de decisões mais informadas, otimização da cadeia de suprimentos, análise de concorrência e personalização de serviços.

Afinal, a metodologia permite ter um conhecimento mais aprofundado sobre o mercado e os locais de atuação, proporcionando uma visão mais ampla sobre o posicionamento da empresa e uma tomada de decisão mais consciente.

Benefícios da location intelligence

Agora que você já sabe o que é a location intelligence e sua importância, entenda os benefícios que essa metodologia pode trazer para as empresas:

Tomada de decisões mais informadas

A location intelligence fornece informações cruciais sobre os padrões de comportamento do consumidor, preferências de compras e demanda em regiões específicas. Além disso, com dados demográficos, é possível descobrir características importantes sobre seu público-alvo.

Com esses insights, sua empresa pode tomar decisões mais informadas e embasadas sobre expansão de lojas, abertura de novas filiais e desenvolvimento de diversas estratégias de marketing e negócios.

Otimização da logística

A location intelligence também desempenha um papel fundamental na definição de estratégias de distribuição.

A partir das informações sobre a localização de distribuidores, varejistas e centros de consumo, é possível otimizar sua cadeia de suprimentos, reduzindo custos e melhorando a disponibilidade dos produtos no mercado.

Análise da concorrência

Analisar a concorrência é fundamental para entender se há espaço para uma nova empresa no mercado. Além disso, essa informação vai ajudar a criar uma estratégia de posicionamento da nova unidade.

A location intelligence é grande aliada na hora de avaliar a presença da concorrência nas diferentes regiões do Brasil, possibilitando entender o que está funcionando bem no mercado, quais são as oportunidades de diferenciação e os possíveis obstáculos.

Nova call to action

Como usar location intelligence nas suas estratégias?

É possível aliar a location intelligence a outras estratégias da sua empresa, como expansão, marketing, vendas e prospecção. 

Assim, sua empresa consegue segmentar o público da forma correta, entender quem é o seu consumidor e identificar tendências e oportunidades em todos os locais onde sua empresa está presente.

Algumas formas de implementar a location intelligence às estratégias da sua empresa são:

Segmentação de mercado

Um dos maiores benefícios da location intelligence é uma segmentação de mercado mais específica e eficiente. Com informações geográficas, é possível saber a fundo quem é seu cliente, onde ele está, como se comporta, entre outros.

Ao aliar a metodologia de inteligência geográfica de mercado às suas estratégias de segmentação, sua empresa visualiza a segmentação em mapas, sabendo com dados precisos onde estão seus clientes e as características demográficas que os definem.

Você pode ler mais sobre como segmentar seu mercado com geomarketing clicando aqui!

Mapeamento da concorrência

Como você viu alguns parágrafos acima, a possibilidade de analisar a concorrência com precisão é um dos maiores benefícios da location intelligence.

Mas você também pode aliar o mapeamento da concorrência às suas estratégias de negócio. Com uma ferramenta de geomarketing, é possível localizar onde estão os seus concorrentes, no detalhe de quarteirão.

Com essas informações, sua empresa pode tomar decisões embasadas e expandir com maior eficiência e segurança.

Veja abaixo:

mapeamento da concorrência com location intelligence
Mapeamento de farmácias em São Paulo – SP

Expansão dos negócios

Sem dúvidas fazer um plano de expansão da sua empresa ou rede sem utilizar location intelligence é um tiro no escuro.

Isso porque, sem dados geolocalizados, você não consegue entender a região com profundidade, saber o perfil dos habitantes da área, quais concorrentes já estão presentes e o quanto a região possui demanda e potencial para os seus produtos.

Assim, utilize a location intelligence para facilitar suas análises de viabilidade, ganhar mais tempo e evitar gastos desnecessários com trabalho de campo e invista da forma correta, em locais com verdadeiro potencial para o crescimento dos negócios.

Saiba mais sobre a location intelligence

Como você viu, a location intelligence, também conhecida como geomarketing ou inteligência geográfica, é uma metodologia eficaz para incorporar nas estratégias da sua empresa.

Com as informações que você viu neste artigo, temos certeza que já aprendeu muito sobre a location intelligence, seus benefícios e como implementar às estratégias da sua empresa.

Mas se quiser saber ainda mais e descobrir o que é possível fazer com inteligência geográfica de mercado, preparamos um material incrível com tudo que você precisa saber sobre geomarketing.

Clique no banner abaixo para baixar:

Nova call to action
Geofusion Hannah Schroer
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

5 dicas de geomarketing para ações com materiais de pontos de vendas (MPDV)

Varejo de vizinhança: o que é e importância do geomarketing

12 tipos de estoque no varejo e na indústria

Rota de vendas: como fazer com geomarketing